DIA DOS PAIS

Pais e filhos unidos na missão de servir ao país

A nobre missão de servir à Pátria é inspiradora, unindo ainda mais pais e filhos militares
Publicada em: 13/08/2023 08:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha

Sabedoria. Coragem. Patriotismo. Integridade. Para muitos pais esses são alguns dos valores essenciais a serem deixados aos seus filhos. Para alguns militares, ser pai requer algo ainda maior: ser uma fonte diária de inspiração. Desse modo, a paixão por servir ao país, o comprometimento com um trabalho de excelência e a lealdade aos irmãos de farda acabam influenciando na decisão de seus filhos de ingressarem na Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, a satisfação de vestir o azul aeronáutico é potencializada quando pai e filha têm a sorte de servirem na mesma Organização Militar. É o caso do Sargento Franck Luiz Falcão, pai da Aluna da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) Gabriela da Silva Falcão. O Sargento Franck Falcão ingressou na FAB em 1996 como Soldado Especializado no Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) tendo chegado à graduação de Primeiro-Sargento e, atualmente, trabalha como Encarregado do Galpão de Administração da EEAR, em Guaratinguetá (SP).

“Nunca imaginei servir com minha filha na mesma Organização Militar. Motivo de alegria ainda maior é ter acontecido no Berço dos Especialistas, a Escola que solidificou em mim os valores militares, agora formando minha filha. O nome de guerra igual é um motivo de orgulho e responsabilidade”, conta o Sargento Falcão.

“Gabriela, minha primogênita, atualmente Aluna 22/1038 Falcão, da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo (BCT) do Esquadrão Amarelo ‘ADELPHI’, da EEAR, nasceu no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), no ano de 2000, ou seja, o ambiente militar fez parte de sua vida desde seu nascimento”, detalha.

O Sargento Falcão explica, ainda, que sempre transmitiu em seu seio familiar a satisfação em pertencer à FAB. Segundo ele, a Instituição permite realizações em vários aspectos da sua vida, bem como o fortalecimento de valores essenciais para o profissional militar. “Acredito que a Gabriela foi influenciada a seguir a carreira pelo meu exemplo como profissional militar, por sua formação no Colégio Tenente Rego Barros, pelos desfiles militares de 7 de setembro a que assistia, histórias de missões realizadas, principalmente, no Esquadrão Grifo em Porto Velho (RO), pela participação nos eventos das organizações militares em que servi, tais como Portões Abertos, Apresentações da Esquadrilha da Fumaça, Entregas de Medalhas e Certificados de Graduado Padrão, entre outros”, destaca.

Outro pai orgulhoso e fonte de inspiração para as filhas é o Sargento Edgar dos Santos, do Quadro de Taifeiros da Aeronáutica, que presta serviço no Comando da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ). Ele é pai da Aluna da EEAR Thuany de Souza dos Santos, 21 anos, e da Aluna do Programa Forças no Esporte (PROFESP) Aghata de Souza dos Santos, 10 anos. “Eu não tive a oportunidade de ter um pai e fui criado por minha avó. Em 2002, fui Recruta em Santa Cruz (RJ). Após formado, conheci militares que estudavam muito e me influenciaram a estudar por conta de saberem da minha história. Eu já era pai e tinha essa responsabilidade enorme. Por misericórdia de Deus, fiz a prova para Taifeiro e passei. Mas meu sonho que era de ir para EEAR eu não consegui, mas minha filha me realizou na vitória dela”, comemora.

“Não tive a oportunidade de ter um pai, mas Deus me direcionou a ser um pai. Eu venci. Por isso, sempre investi nas minhas duas filhas. A mais velha, Thuany, sempre falava que seria militar. E, por estar sempre bem próxima de mim, muitas das vezes passando o expediente comigo no quartel, foi aumentando ainda mais esse desejo. Quando ela fez 17 anos, começou a estudar para realizar os exames. E como sempre digo: vestir o azul mudou a minha sorte e, agora também, a das minhas filhas”, pontua o Sargento Santos.

Fotos: Arquivo Pessoal